Delegação brasileira desembarca na Índia para missão empresarial promovida pelo governo brasileiro
Entre os dias 1 a 5 de novembro, Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, embarca junto à delegação empresarial brasileira em uma missão à Índia. A Abrafrutas está indo por meio de mais uma ação do projeto Frutas do Brasil — programa de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A missão tem múltiplos objetivos, com destaque para o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e a Índia, bem como para a resolução de questões sanitárias e fitossanitárias que impactam diretamente o comércio de frutas entre os dois países.
Durante a missão, o presidente Guilherme, acompanhado por Jorge de Souza, gerente técnico da Abrafrutas e outros representantes do setor privado brasileiro, tem agendadas reuniões bilaterais com autoridades indianas que irão tratar da qualidade e segurança dos produtos exportados. Além disso, a delegação participa de um Seminário Empresarial em Nova Delhi. Durante o evento, acontecem reuniões setoriais e encontros de negócios com o intuito de identificar novas oportunidades de colaboração e promover o aumento do fluxo de comércio entre o Brasil e a Índia.
Um ponto alto da missão é o jantar na residência do embaixador, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Índia, reunindo a comitiva oficial e empresarial, bem como convidados de destaque do cenário indiano. Além disso, a delegação brasileira visita o Pavilhão Brasil e participa da renomada feira World Food Índia, uma plataforma de destaque para exposição de produtos, networking e colaboração comercial na indústria alimentícia internacional. O evento terá a participação do Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, na abertura, conferindo um prestígio adicional ao evento.
O presidente Guilherme Coelho enfatiza a importância dessa missão para a Abrafrutas e para o setor de fruticultura do Brasil, destacando o potencial de gerar oportunidades significativas para o aumento do comércio e o fortalecimento da cooperação bilateral em questões de interesse mútuo. Atualmente, a Índia é o segundo maior produtor de frutas do mundo – o Brasil encontra-se na terceira posição.
No primeiro trimestre deste ano, o Brasil exportou cerca de 13,6 milhões de toneladas de frutas para a Índia, gerando uma receita de mais de 11,8 milhões de dólares. O objetivo desta missão é expandir ainda mais esses números e aprofundar as relações comerciais entre os dois países.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em colaboração com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está empenhada em promover o crescimento dos exportadores brasileiros. Este projeto visa expandir seus negócios, abrir novos mercados, destacar as qualidades das frutas brasileiras e incentivar o consumo de frutas saborosas e de alta qualidade. Atualmente, 63 empresas exportadoras do setor frutícola brasileiro participam do Frutas do Brasil, alcançando resultados parciais superiores a USD 500 milhões em exportações. Para fazer parte do projeto, basta ser um produtor e se cadastrar no site, clicando aqui.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.