Melão
Rico em fibras que regulam o bom funcionamento do aparelho digestivo, vitaminas e sais minerais, o melão é uma das frutas mais indicadas por nutricionistas. Sua polpa é rica em frutose e potássio, que ajuda a regular a pressão arterial. Possui vitaminas A (protege as células e promove seu crescimento). C (poderoso antioxidante) e do complexo B (ajuda a manter o bom funcionamento do corpo como um todo), além de cálcio.
Poucos sabem, mas é possível aproveitar quase tudo do melão: as sementes torradas podem ser consumidas como tira-gosto ou lavadas e secas, fazer um excelente chá para regular o funcionamento dos rins. São excelentes fonte de vitamina B12, sendo, assim, bastante indicada para quem segue uma dieta vegetariana. A casca pode ser usada como adubo natural ou até mesmo para o preparo de geléias. Sua polpa pode ser usada para preparar sucos, doces, sorvetes, pudins e até mesmo em pratos salgados (Veja as receitas).
Seu consumo periódico ainda pode ajudar a:
- Emagrecer: suas fibras dão sensação de saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino.
- Eliminar toxinas: a presença de ácido fólico estimula a ação diurética e ajuda o organismo a se ver livre de líquidos acumulados.
- Diminuir os sintomas da TPM e cólicas de menstruação: devido à sua ação anticoagulante, recomenda-se comer um pedaço de melão antes, durante e depois da menstruação.
- Combater a insônia: tem efeito calmante.