Simonetti Citrus: conheça os segredos da família por trás de 1 milhão de caixas de laranja
No interior de São Paulo e no Sul de Minas, onde as estradas de terra se entrelaçam com fileiras de laranjeiras a perder de vista, está a base da Simonetti Citrus, empresa que colhe, a cada safra, os resultados de um trabalho que une técnica, dedicação e visão de longo prazo. Com uma produção de aproximadamente 1 milhão de caixas de laranja por ano, a Simonetti é uma das empresas que fazem da citricultura brasileira uma potência, mas, para entender a solidez desse negócio, é preciso voltar ao início de tudo: a muda.
O ciclo da produção começa bem antes da florada. O ciclo da produção começa bem antes da florada. A Simonetti — a co-associada da Abrafrutas via Associação Brasileira de Citros de Mesa — investe em mudas sadias, cultivadas em estufa, escolhidas de acordo com o solo, o clima e o tipo de manejo que será utilizado — irrigado ou de sequeiro. O segredo está no preparo profundo da terra, onde são aplicados calcário, gesso e fósforo, de forma que as raízes possam descer, buscar água e resistir melhor aos períodos de seca.
Tony Simonetti, executivo da empresa, explicou ao Frutas do Brasil que a empresa faz o aproveitamento de resíduos e adubação organo-mineral para a melhoria do solo alinhado às necessidades sustentáveis. “Temos a Global Gap e a certificação SAI para podermos ter rastreabilidade e sustentabilidade”, comentou o executivo.
No ano passado, o Brasil exportou cerca de 626 toneladas da laranja, gerando cerca de 650 mil dólares em faturamento. De acordo com dados da Abrafrutas, o país africano Libéria foi o principal destino das laranjas brasileiras. O país importou cerca de 62 toneladas. Nos primeiros seis meses deste ano, a Argentina se destaca como o principal consumidor da fruta. Mais de 70 mil dólares foram comercializados entre janeiro e junho.
Nos últimos anos, a Simonetti Citrus investiu fortemente em tecnologia agrícola. Drones são utilizados tanto no preparo do solo — com levantamento planialtimétrico — quanto no controle biológico de pragas, como o bicho-furão. Pulverizadores inteligentes aplicam defensivos apenas onde há foco de doença, e as podas são planejadas para padronizar o desenvolvimento das plantas, otimizando a eficiência dos tratos culturais.
Toda a operação é pensada para reduzir custos, economizar recursos naturais e melhorar a logística. Planejar melhor a direção das linhas de plantio, por exemplo, reduz o consumo de combustível dos tratores e encurta o tempo de abastecimento.
Sobre a Simonetti Citrus
A Simonetti Citrus possui aproximadamente 2.000 hectares plantados distribuídos em 10 áreas rurais, com 991.852 plantas, dentre elas, Laranjas e Tangerinas, 70% está localizado em minas gerais nas cidades de Minduri, Cruzília e São Vicente de Minas e 30% em são Paulo na cidade de Aguaí, e também contamos com duas sedes administrativas, uma em Aguaí e outra em Minduri.