Dia do Agricultor: confira a homenagem dos participantes do Frutas do Brasil sobre o valor inestimável dos fruticultores brasileiros
O dia 28 de julho é uma data especial, reservada para homenagear aqueles que trabalham incansavelmente no cultivo dos alimentos que chegam à nossa mesa: os agricultores. Neste momento de reconhecimento, queremos destacar a importância do trabalho árduo desses trabalhadores na vida das comunidades locais e celebrar a trajetória do projeto Frutas do Brasil — programa de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, que tem sido um pilar fundamental para apoiar os exportadores brasileiros, abrir novos mercados e promover as deliciosas frutas do país em todo o mundo.
Por isso, convidamos dois participantes do programa para nos contar o que essa data significa para eles e para os seus negócios. Afinal, cada fruta colhida é um testemunho da força e da importância do trabalho apaixonado das pessoas que promovem a excelência das frutas brasileiras pelo mundo.
Para Luiz Eduardo Raffaeli, CEO da BeFruit, produtor e exportador de produtos tropicais como laranja, limão, avocado e gengibre, a fruticultura é uma jornada de desafios e incertezas. “A imprevisibilidade do nosso negócio é gigantesca, quer seja sanitária, climática ou mercadológica. Esse trabalho é incansável, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mais do que tudo, a fruticultura é uma atividade de paixão e com um cunho social muito forte.”
E é essa paixão que impulsiona o coração dos fruticultores a enfrentar cada obstáculo e a encontrar gratificação na colheita dos frutos de seu trabalho árduo. Luiz compartilha com entusiasmo: “A paixão de ver nossas árvores produzindo, a nossa equipe trabalhando e o impacto que isto traz na cidade e região é muito gratificante. Ver a fila no supermercado, na padaria, nas lojas, ver a nossa turma consumindo nas cidades no nosso entorno é entender o tamanho da influência que geramos na região. Acho que a palavra para descrever o nosso trabalho é paixão”.
Waldyr Promicia, presidente da Itacitrus, empresa produtora e exportadora de limão tahiti orgânico e maior produtora de limão do Brasil, compartilha a história de uma transformação significativa que sua fazenda proporcionou a uma região outrora considerada improdutiva. “Nós chegamos à região e enfrentamos desafios para obter financiamento. Mas a determinação dos agricultores e o empenho em adotar práticas sustentáveis provaram que era possível produzir com sucesso. Hoje, milhares de famílias se beneficiam do projeto, e a região, antes carente, prosperou graças à agricultura focada na exportação”.
A trajetória de Luiz Eduardo Raffaeli e Waldyr Promicia demonstra que o trabalho dos fruticultores brasileiros não é apenas sobre o cultivo de frutas, mas sobre a construção de comunidades e o resgate da dignidade das pessoas envolvidas.
A comercialização e exportação de frutas brasileiras não apenas impulsionam a economia, mas também geram empregos e fortalecem as comunidades rurais.
Ao consumirmos frutas brasileiras, estamos valorizando o trabalho dos agricultores, suas histórias de superação e a dedicação em cultivar alimentos saudáveis e deliciosos.
Um feliz Dia do Agricultor para todos!
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.