A responsabilidade socioambiental na fruticultura brasileira
Nos últimos anos a responsabilidade socioambiental das empresas do setor agropecuário tem se tornado uma pauta cada vez mais comum nas relações bilaterais do Brasil, principalmente com grandes parceiros comerciais, como a União Europeia.
A preocupação com a produção sustentável de alimentos, o desenvolvimento social e a geração de empregos deixou de ser um diferencial para ser uma exigência. Desde então, diversas empresas estão se adaptando a novos modelos de produção sustentável e investindo em projetos sociais.
Na cadeia produtiva de frutas, um bom exemplo de responsabilidade socioambiental é a Agrodan, que além de ser a maior empresa produtora e exportadora de manga do Brasil, preserva, ao todo, uma área de cerca de 690 hectares de reserva ambiental e é idealizadora da Escola Professora Olindina Roriz Dantas, que traz esperança e desenvolvimento para o sertão pernambucano.
“Um verdadeiro sonho que se tornou realidade”. Foi assim que o diretor da Agrodan, Paulo Dantas, descreveu a escola, localizada na zona rural de Belém do São Francisco (PE), e que leva o nome de sua mãe Olindina, que durante 35 anos atuou como professora na região.
Tudo começou em 2016, quando Paulo fundou a Agrodan Social. A escola foi o primeiro grande projeto, inaugurado em novembro do ano seguinte. Em 2018, iniciou o ano letivo atendendo mais de 220 crianças de Belém do São Francisco e região, com faixa etária entre 3 e 10 anos.
De acordo com Paulo Dantas, a cada ano é criada uma nova turma para atender os estudantes que vão crescendo. “Hoje já são 324 alunos matriculados desde o maternal até o nono ano. Atualmente, quem está no nono ano, em 2023 vai para o ensino médio, com a qualificação em ciência de dados. E a nossa intenção é iniciar uma Faculdade de Tecnologia da Informação em 2026. Então a gente espera fazer toda a qualificação para formar profissionais”, disse.
A escola não se restringe apenas à educação das crianças. Os alunos têm acesso a transporte escolar gratuito (barco e ônibus), quatro refeições diárias, aulas de robótica, línguas estrangeiras, artes, esportes. O espaço conta ainda com vestiários, campo de futebol, parque infantil, horta, pomar e até bicicletário.
Além disso, como forma de fortalecer o conhecimento dos estudantes, os professores promovem a formação continuada em Língua Portuguesa e Matemática. “O nosso objetivo é fornecer educação de alta qualidade para essas crianças e jovens da zona rural. Provavelmente o futuro deles é trabalhar no campo, mas nós damos a oportunidade de exercerem qualquer profissão, só depende da vontade deles”, explicou Paulo.
Mesmo com a pandemia da Covid-19, o trabalho social não parou. Diante da dificuldade de acesso à internet, a Agrodan procurou dois provedores na região, a ATEL e a Vale NET, e instalou os equipamentos nas casas das famílias dos alunos para que o processo educacional não fosse interrompido. Os estudantes também receberam 265 notebooks e tablets, doados pela Fundação Banco do Brasil.
“Essa escola está mudando o cenário da região, trazendo desenvolvimento para a população. Os alunos da Escola Professora Olindina Roriz Dantas recebem formação em ciências de dados, inglês e empreendedorismo. Eles vão poder escolher a profissão que quiserem”, afirmou Dantas.
Para manter a escola, a Agrodan destina 10% do seu lucro. Outros 10% vão para os funcionários, divididos por critério de meritocracia, ou seja, 20% do lucro total da empresa são destinados para essa parte social. “A gente proporciona emprego digno, com participação de lucros, educação das crianças e até saúde dos colaboradores”, destacou o diretor.
A Agrodan – A empresa está no mercado há mais de 35 anos e se destaca pela produção de mangas sem fibra, conhecidas por serem doces e consumidas com colher. As fazendas produtoras estão localizadas em Belém do São Francisco e em Curaçá e Abaré, na Bahia. O escritório corporativo fica em Recife (PE).
Em 2020, a Agrodan teve uma produção recorde de mais de 31 milhões de quilos de manga. Suas variedades de manga premium estão presentes em mais de 10 países da Europa.
Conheça os exportadores de Manga do Brasil – https://frutasdobrasil.org/pb/exportadores/