Responsabilidade Social
Um dos pilares da sustentabilidade é a responsabilidade social acerca da população que vive e produz frutas frescas e legumes.
A sustentabilidade engloba uma série de diferentes aspectos de uma cadeia produtiva, incluindo uma resposta social de um setor particular. De acordo com dados divulgados pela Embrapa, no ano de 2018 estima-se que para cada hectare cultivado de frutas, duas pessoas são empregadas nesse segmento, ou seja, hoje um total de 5 milhões de empregos são derivados do agronegócio fruticultor.
Além de fornecer emprego, o setor aumenta a renda em regiões caracterizadas há muitos anos pela pobreza e seca, e que, com a implementação de sistemas de irrigação, as empresas do setor e os pequenos agricultores podem cultivar frutas de qualidade o ano todo, e passar o seu legado de geração para geração.
Outro ponto positivo de inclusão social e econômica é a formação de cooperativas de pequenos e médios fruticultores, trazendo para essas comunidades o conceito da união e da colaboração, criando ótimas oportunidades de trabalho para as novas gerações e evitando, assim, o êxodo rural.
Outro ponto importante é que a fruticultura conta com o apoio de importantes órgãos de capacitação, assistência técnica e extensão rural em todos os polos de produção. O Brasil investe muito em pesquisa agrícola, resultando em um aumento significativo da produtividade no setor.
Entre os principais fatores de sustentabilidade na produção de frutas podemos destacar:
- Observar e cuidar as perdas e desperdícios;
- Redução da emissão de Gases do efeito estuda (GEE);
- Uso equilibrado e com tecnologias assertivas da água;
- Utilização inteligente e precisa de defensivos vegetais;
- Desenvolvimento de embalagens verdes e biodegradáveis; e
- Responsabilidade social.
Perdas e desperdícios:
Primeiro vamos entender a diferença entre perda e desperdício. As perdas referem-se a diminuição do volume das frutas e derivados por conta de diferentes motivos ao longo da cadeia produtiva. Já o desperdício se refere à redução de frutas que ocorre nas etapas finais da cadeia produtiva, e está diretamente relacionada aos múltiplos canais de comercialização que existem, e os costumes e comportamentos de seus consumidores finais.
Para saber mais, acesse a página sobre Produção Sustentável.