Manga
A manga é uma das frutas mais antigas que se tem catalogada na História. O cultivo da manga foi iniciado na Índia, em torno de 2000 a.C e chegou ao Brasil através dos descobridores portugueses no século XVI. Se acredita que é a fruta mais consumida no mundo. E o Brasil é responsável por produzir mais de 1,4 milhões de toneladas de manga, sendo assim considerado o sétimo maior produtor do mundo.
Neste ano de 2021, entre os Estados que mais produzem a fruta podemos citar Pernambuco, com 518 mil toneladas, a Bahia com 442 mil toneladas e São Paulo com 206 mil toneladas. O principal polo produtor de manga para exportação e mercado interno está localizado no Nordeste brasileiro, especificamente na região do Rio Francisco.
Manga levou desenvolvimento para o Vale do São Francisco
Historicamente a região do Rio Francisco possui características semiáridas, o que não dava muitas opções de cultivo da manga, já que era uma área com déficit hídrico grande. Porém, a produção de manga modificou totalmente o cenário, criando um ciclo de
desenvolvimento econômico, social e ambiental, transformando a vida das pessoas que lá vivem e oferecendo uma fruta de altíssima qualidade e diversidade de variedades para o Brasil e o mundo. As variedades mais exportadas são a Tommy Atkins, Palmer, Kent e Keitt. Cidades como Petrolina, no Pernambuco e Juazeiro do Norte, na Bahia, são superdesenvolvidas e exemplos de mudanças e qualidade de vida gerada pela economia da fruticultura.
A combinação de tecnologia, empreendedorismo e muito trabalho, gera milhares de empregos diretos e uma atividade agrícola totalmente alinhada com os modernos conceitos de sustentabilidade e segurança de alimentos, em um negócio que abastece
os maiores mercados no mundo 12 meses por ano.
A manga do Brasil é certificada por empresas internacionais em Boas Práticas Agrícolas e Sociais, e exportada para vários países nas Américas, na Europa, Oriente Médio e Ásia.
A diversidade de variedades, o sabor incomparável, o exotismo da tropicalidade e a disponibilidade o ano todo da fruta brasileira, conquistam os paladares dos consumidores mais exigentes em todo o mundo. Em 2020, foram mais de 240 mil toneladas somente em exportações desta fruta.
Toda a sua versatilidade faz com que as pessoas a busquem cada vez mais, já que pode ser consumida como fruta fresca, na forma de sucos, geleias, vitaminas, na salada verde, com molhos, ou ainda acompanhando outros alimentos.
A manga é rica em:
- Vitaminas A e C: Fortalece o sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças. A vitamina A é importante para a integridade da pele e das mucosas. Já a vitamina C evita danos nas células do corpo e aumenta também a imunidade. Em 100 gramas de manga tem uma média de 15,8mg de vitamina C e 23 µg de vitamina A.
- Fibras: aliviam na constipação e no funcionamento do intestino
- Antioxidantes e Polifenóis como mangiferina, canferol e ácido benzoico: contribui para o bom funcionamento das artérias e equilibram a frequência cardíaca e os níveis de colesterol LDL – um dos grandes causadores de enfartos.
- Magnésio: auxilia no combate a pressão alta.
- Potássio: em conjunto com o magnésio auxilia na diminuição da pressão alta e poder antioxidante.
- Carotenóides: são substâncias que dão o amarelo na fruta, e são ricas em vitamina A, componente importante para a visão.
- Ácido glutâmico: importante aminoácido que ajuda no bom funcionamento do cérebro, aumentando a concentração e melhorando a memória.
Consuma a manga do Brasil, desfrute de sabor, saúde e bem-estar e contribua com um modelo agrícola compromissado com a sustentabilidade.