Mamão
Quem já ouviu falar de papaia ou mamão? Então, a Carica papaya L. é uma espécie de fruteira tropical que produz os frutos conhecidos no mundo todo. A espécie é nativa das regiões tropicais das Américas, provavelmente da região sul do México e regiões adjacentes da América Central. Existem ainda rumores de que a fruta teria sido inicialmente cultivada no sul do México há vários séculos antes da emergência das civilizações clássicas mesoamericanas.
Em 2020, o Brasil produziu 1,25 milhão de toneladas de mamão em aproximadamente 27 mil hectares, sendo o 2º maior produtor do mundo. Os estados que mais produzem são: Espírito Santo com 400 mil toneladas, e a Bahia, com 390 mil toneladas, e ainda o Ceará com 118 mil toneladas.
O país exportou 43.708 mil toneladas, em 2020, principalmente para a União Europeia e Estados Unidos da América com faturamento de 42.635 milhões de dólares. As exportações representam apenas 3,5% do total produzido, mas com grande potencial de aumento, uma vez que a demanda pela fruta cresce nos principais centros consumidores do mundo. A logística mais utilizada para envio das frutas para os mercados alvo é a aérea devido à sensibilidade das frutas que são extremamente macias e não suportam impacto mecânico.
O sistema de produção para as frutas exportadas segue os mais rígidos controles, seguindo as melhores práticas agrícolas, e com especial atenção para garantir uma fruta saborosa, segura para o consumo e produzida com sustentabilidade social e ambiental.
O mamão é basicamente cultivado por pequenos e médios produtores rurais e emprega milhares de trabalhadores em função do baixo nível de mecanização no processo produtivo devido, principalmente, às características sensíveis da fruta.
As principais variedades cultivadas no Brasil são a Havaí (frutos menores para consumo individual) e a Formosa (frutos maiores).
Havaí
Formosa
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
Numa porção de 100 gramas do fruto estão contidas 43 calorias, uma quantidade significativa de vitamina C, que corresponde a 75% da Dose Diária Recomendada (DDR) e uma quantidade moderada de folato (10% da DDR), para além de uma variedade de outros nutrientes que contribuem para a saúde dos consumidores.
O mamão é a principal fonte da enzima papaína, substância que possui muitas qualidades funcionais e benéficas para os seres humanos. A principal função da papaína, sem dúvida, é acelerar o processo de digestão – sendo indicada para quem tem problemas gastrointestinais ou metabolismo lento. Contudo, essa enzima atua também como coagulante, garantindo uma boa circulação sanguínea e impedindo a formação de coágulos nas veias e artérias. A papaína tem também propriedades antioxidantes e cicatrizantes.
Uma boa dica é criar o hábito de consumir mamão todos os dias no café da manhã – essa é uma ótima forma de garantir o consumo adequado de papaína. Além do consumo in natura, o mamão combina muito bem com saladas, sucos e mousses, como o creme de papaia (vanilla ice cream, papaia, cacis liquour), receita muito comum no Brasil e apreciada por consumidores de todas as faixas etárias.
Busque uma experiência gastronômica inovadora, saborosa, saudável, consumindo mamão do Brasil. Veja algumas receitas (link para receitas).