Maçã
Popular no mundo todo, ninguém sabe ao certo a origem das macieiras. É certo que as espécies silvestres surgiram, tanto em regiões da Europa, Sibéria e Cáucaso, quanto em países como China e Rússia.
Já dizia o velho e bom ditado: One apple a day, doctor away! Ou seja, uma maçã por dia e você não precisará ir ao médico.
A maçã está entre as frutas mais nutritivas, saudáveis, cheirosas, gostosas e bonitas do mundo. Presente em receitas variadas e permeia o imaginário de adultos e crianças, graças à Branca de Neve e ao Adão e Eva. Mas você conhece a história da maçã brasileira?
Vamos te contar, é interessante!
A história da maçã no Brasil se confunde com a chegada dos imigrantes que vieram de todos os cantos do mundo no século XIX. Em variados tamanhos, aparências, formas, texturas da casca e da polpa, a maçã teve seu cultivo espalhado rapidamente pelo País, principalmente na região Sul, onde o clima mostrou-se mais adequado para o cultivo comercial da fruta.
Na safra 2020, o Brasil produziu 980 mil toneladas de maçã em 32 mil hectares plantados, sendo o 13º maior produtor do mundo. A produção é concentrada nos Estados da Região Sul, as áreas mais frias do país.
Entre as décadas de 1990 a 2020, a produção do Brasil teve aumento de mais de 6.000%. Em 2020, 15% da colheita do país foi exportada – o país passou de importador da fruta a exportador. As exportações em 2020 atingiram 62.574 toneladas e o
faturamento foi de USD$ 42 milhões.
Os principais destinos da maçã brasileira em 2020 foram Rússia (31%), Bangladesh (29%) e Índia (11%). As principais variedades exportadas foram a Gala e a Fuji.
A tecnologia é a base do processo produtivo de maçã no Brasil, com forte e constante apoio das agências de pesquisa da fruta. Todos os produtores exportadores são certificados por empresas internacionais em Boas Práticas Agrícolas e as frutas testadas no quesito qualidade e segurança para o consumo. Nos processos de certificação, estão incluídas também as melhores práticas em sustentabilidade, tanto quanto ao meio ambiente como também nos aspectos sociais.
- Pectina: O consumo regular de maçã é excelente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.
- Potássio: Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.
Também apresenta propriedades medicinais, e produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, deste modo, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.
- Vitaminas B1 e B2: rica em vitaminas B1, B2, fibras e sais minerais, como ferro e fósforo. Quando presente na dieta dos adultos e crianças, contribui para o bom funcionamento intestinal.
A fruta tem, ainda, propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas, além de combater os radicais livres. Devido à sua consistência e textura, contribui para a higiene bucal, limpando os dentes fortalecendo as gengivas.
De Isaac Newton à empresa de tecnologia Apple, a maçã está sempre presente na vida das pessoas. Consuma maçã do Brasil e desfrute o sabor da tropicalidade com bem-estar e vida saudável.