Açaí
O açaí é uma fruta exclusiva da Amazônia! Originário de uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto pequeno, redondo, de cor roxa, muito utilizado na produção de alimentos e bebidas. O termo “açaí” é oriundo do idioma indígena tupi, yasa’i, “fruta que chora terra”, numa alusão ao suco escuro desprendido pelo seu fruto.
O açaí é um alimento muito importante na dieta dos brasileiros. Os estados do Pará, Amazonas e Maranhão são os maiores produtores da fruta, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial.
O açaí é muito consumido como suco ou um purê, denso e escuro, na sua região de origem. Assim, pode ser aproveitado na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é colhido nas regiões ribeirinhas da Amazônia, no sistema de extrativismo sustentável, por trabalhadores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha. A colheita é toda manual e o trabalho é típico da agricultura familiar extrativista.
Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado, ou seja, retirada a polpa, em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte e, misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí. Não há consumo da fruta na forma que a mesma é retirada das árvores.
Além do uso de seus frutos transformados em alimento ou bebida, o açaizeiro tem outros usos comerciais. Das folhas podem ser feitos chapéus, esteiras, cestos, vassouras de palha e telhado para casas. O óleo de açaí também possui diversas propriedades químicas que causam efeitos benéficos ao corpo humano.
Conhecido como açaí na tigela, esta formulação é muito apreciada por frequentadores de academias e desportistas, já que as propriedades estimulantes presentes no fruto são semelhantes às encontradas no café ou em bebidas energéticas. O açaí também ajuda na eliminação de resíduos do corpo, garantindo saúde para seus consumidores. É uma superfruta da Amazônia e esta característica explica o aumento, sem precedentes de consumo, não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
Importância econômica
O consumo da fruta a partir do século XX é majoritariamente pela população ribeirinha e dos povos nativos da Amazônia. Entretanto, com o crescimento demográfico das cidades da região norte o seu consumo foi difundido para as grandes metrópoles da região amazônica.
Nesse contexto, o mercado do açaí até a década de 1980 se baseava no consumo regional com uma demanda consolidada. A transformação do açaí de alimento regional e rural para um de projeção nacional e internacional começa nos anos 1990 com a demanda por alimentos mais saudáveis e a demanda pelas frutas amazônicas, iniciado nos anos 1980.
O sistema de produção do açaí tinha, como função inicial, suprir o aumento do consumo nas grandes cidades amazônicas. Porém com o crescimento da demanda externa nacional e internacional, houve necessidade de aumentar os volumes de matéria prima, muito abundante nas regiões que margeiam os rios Amazônicos. Além disso, os mercados externos se tornaram atrativos para indústria pois, em todo o mundo, multiplicaram-se os adeptos à alimentação funcional e busca de saúde e bem-estar.
A cadeia produtiva do açaí é, na sua maioria, formada por pequenas cooperativas que ajudam no aumento da renda das famílias dessas regiões que, devido à preservação ambiental e a proibição do desmatamento, não tem atividades agrícolas tradicionais.
Nesse contexto, com o aumento pela demanda interna e externa, a produção em maior escala foi responsável pela inclusão de milhares de trabalhadores no sistema produtivo sustentável, gerando renda e melhores condições de sobrevivência em uma região selvagem e inóspita.
Evidentemente existem ainda muitas oportunidades de melhoria no desenho da cadeia produtiva, eliminando intermediários e melhorando a renda para os coletores, contudo, é indiscutível a importância do açaí na preservação ambiental e inclusão socioeconômica dos habitantes da Amazônia.
O boom do consumo atraiu investimentos nacionais e internacionais na tentativa de melhorar os retornos financeiros da cultura do açaí. Atualmente, o consumo do açaí possui uma base regional e cultural fortíssima com consumo alto no mercado doméstico e uma demanda internacional de consumo variável, mas com possibilidade de aumento, sempre dentro dos conceitos de sustentabilidade e da imagem extremamente positiva que o alimento tem nos grandes centros de consumo na Europa, América do Norte, Oriente Médio e Ásia.
O valor da produção vem aumentando com o passar do tempo, resultado das melhorias que impactam positivamente a produção e o melhor manejo das árvores de açaí na floresta. A governança do setor hoje, coloca todos os esforços no sentido de organizar a cadeia produtiva, mantendo todas as características de sustentabilidade que ela já tem.
Exportação
Com o reconhecimento do açaí como um fruto com elevado poder energético e vitamínico os mercados nacional e internacional despertaram seu interesse pela fruta, promovendo assim um aumento da demanda, que segundo o plano estratégico Pará 2030 a exportação tem tido um crescimento médio de 13% ao ano. Tendo em vista a defasagem natural da oferta uma consequência clara desse aumento do consumo do açaí é sua elevação de preço.
No ano de 2005 as exportações tiveram por destino apenas seis países sendo os principais importadores os Estados Unidos e Japão. Já em 2016, tivemos um aumento da exportação para um total de 33 países e hoje, mais de 40 países importam açaí do Brasil. Entretanto o volume exportado ainda é pequeno correspondendo a apenas a 10% da produção nacional, sendo 30% enviados para outros estados brasileiros e 60% consumidos dentro da própria região amazônica, como alimento fundamental da dieta local.
No mercado a polpa da fruta é o líder de exportação sendo responsável por 97%, porém outro produto que vem ganhando destaque é o mix, uma mistura de açaí com banana e guaraná, outra fruta da Amazônia, que em 2014 representava 0,2% e passou a 4% do volume comercializado.
Produtos e Subprodutos
O mercado global atual tem se preocupado mais com a sua pegada ecológica, com um consumo mais sustentável, criando assim uma tendência de adoção e hábitos por produtos saudáveis e funcionais. Com isso o açaí é como uma superfruta que, por conta do seu alto teor em vitaminas e em antioxidantes, tornou-se um produto muito atrativo a diferentes setores industriais.
Com a verticalização da produção, é possível encontrar o açaí sob as mais diversas formas, com inúmeras linhas de produtos, tendo em sua composição a fruta que ganha o título de “mainstream”.
Várias combinações do açaí foram desenvolvidas na indústria de cosméticos, alimentação e farmacêutica. Conheça algumas abaixo:
Setor de alimentação e bebidas:
- Açaí pasteurizado,
- Barra de Cereal,
- Batida,
- Chiclete,
- Chocolate,
- Creme,
- Energético,
- Picolé,
- Pó,
- Polpa,
- Sorvete,
- Suco,
- Tequila,
- Vinho,
- Vodca,
- Sucos,
- Geleias,
- Bombons,
- Pudins,
- Doces,
- Tortas.
Setor de cosmético:
- Shampoo,
- Condicionador,
- Hidratante para cabelos,
- Hidratante para pele,
- Esfoliante,
- Sabonete,
- Esmalte,
- Óleo para cabelo,
- Batom,
- Hidratante para lábios.
Setor de fármaco:
- Vitaminas e suplementos.
Além do uso da fruta o no processo de verticalização da produção temos também o potencial gerado pelos subprodutos do açaí que tem como base os caroços que são descartados na obtenção da polpa do açaí.
Esse descarte do caroço corresponde em média a 83% do volume da fruta que pode ser empregado para a criação de combustível de biomassa verde, que tem diversas formas de utilização, tais como geração de energia elétrica, mecânica e gás combustível; sendo um substituto do carvão. Outra finalidade para esse resíduo é como adubo feito a partir do processo de compostagem da matéria orgânica assim como a produção de fitoterápicos e ração animal.
Óleo de açaí:
O óleo de açaí tem uma coloração verde-escura, de odor pouco agradável logo após sua extração. Contudo, quando passa pelo processo de refinação, torna-se de sabor e odor bem mais agradáveis.
O óleo do açaí é bastante usado tanto para fins culinários quanto para o uso cosmético. Enquanto condimento alimentício é bastante usado para temperar saladas. Seu uso cosmético é empregado para a produção de shampoos e cremes capilares, além de sabonetes e cremes hidratantes para o corpo. Possui alta concentração de antioxidante, 33 vezes mais do que a uva; rico em ácidos graxos essenciais.
Consuma açaí do Brasil
Consuma o açaí do Brasil, ganhe energia e saúde e contribua para a preservação da Amazônia e para a inclusão de milhares de trabalhadores em um círculo virtuoso de desenvolvimento sustentável!