Abrafrutas encerra 2022 com premiação e assembleia
Na última quinta-feira, 15 de dezembro, empresários do setor frutícola nacional se reuniram para um encerramento e tanto do ano de 2022: a Premiação Abrafrutas 2022.
O evento, que aconteceu em Brasília, foi organizado pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). O objetivo era o de apresentar a somatória dos resultados de suas filiadas do ano de 2022 no comércio internacional de frutas e derivados, discutir o planejamento estratégico da entidade para os próximos anos e dar continuidades ao processo de melhoria contínua nas atividades sob responsabilidade da Associação.
Um dos homenageados da noite foi o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Augusto Pestana. A ApexBrasil é uma parceira da Abrafrutas no Frutas do Brasil, projeto setorial de estímulo às exportações e fundamental na promoção de frutas e derivados nos mercados internacionais.
Além do presidente da ApexBrasil, outros nomes relevantes no agronegócio brasileiro foram celebrados, como foi o caso de Carlos Prado, presidente da Itaueira, idealizador e um dos fundadores da Abrafrutas. De acordo com Prado, a associação é uma instituição respeitada que atende demandas do setor em prol do desenvolvimento da fruticultura com a promoção das exportações das frutas, gerando cerca de 5 milhões de empregos diretos e indiretos.
O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Celso Moretti; o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o ministro da Agricultura, Marcos Montes; a ex-ministra e senadora eleita Tereza Cristina; o presidente da CNA, João Martins; o presidente da GS1, João Carlos de Oliveira; setores da imprensa especializada como o Canal Rural, o Agro+, o Terra Viva, a Globo Rural, o Valor Econômico e o deputado estadual de São Paulo, Frederico d’Ávila, foram as demais autoridades premiadas pela eficiente interlocução e importância política dada à fruticultura brasileira, que resultaram em fortes avanços.
E quem encerrou a cerimônia de premiação foi o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. Em sua fala, Coelho agradeceu a todos que trabalham pelo crescimento e desenvolvimento da fruticultura brasileira. “Acredito no agro, neste setor que gera milhões de empregos e renda. Temos espaço e capacidade para crescer cada vez mais. Agradeço a cada um que nos ajudou a chegar a este patamar que hoje estamos”, finalizou o presidente.
Após as premiações, todos os presentes foram convidados para participar de um coquetel oferecido pela Abrafrutas.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.