Missão Comercial Índia leva o sabor brasileiro para o outro lado do mundo
Delegação brasileira desembarca no continente asiático para a Missão Comercial que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto em Mumbai, a maior e mais importante cidade da Índia. A missão organizada pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) promete muitas oportunidades de negócios, especialmente para maçãs, avocados e limões do Brasil.
Na ocasião, a associação incentiva a participação dos produtores, com o objetivo de fomentar o networking e impulsionar novos acordos internacionais, fortalecendo a exportação dos nossos produtos. Estarão presentes os produtores dos mais diversos tipos de frutas brasileiras, além de amostras de seus produtos para serem expostos e distribuídos para o público durante o evento. São aguardados exportadores, produtores, representantes comerciais, distribuidores, associações e instituições locais. Entre as empresas confirmadas estão Citrolima, Be Fruit, Frutas Don Vicente, Up Fruit, Brasfruit, Frutas Cone e Xportare.
Durante a viagem pela Índia, a delegação de produtores da Abrafrutas realizará visitas técnicas para conhecer o mercado e a produção de frutas do país. Estão previstas visitas a centros de produção e mercados, visando compreender melhor como funciona o comércio e o consumo de frutas entre o consumidor asiático.
Oportunidades para o Brasil
Com uma economia em expansão e uma população de mais de um bilhão de pessoas, a Índia demonstra um enorme potencial para exportadores brasileiros, além de desempenhar um papel de grande influência para a região do sudeste asiático. Nos últimos anos, as exportações brasileiras para a Índia registraram crescimento constante, refletindo a crescente importância deste mercado para a nossa economia.
Alexandre Duarte, diretor-executivo da Fermac, destaca a importância da Ásia como mercado consumidor de frutas brasileiras: “Nas duas últimas semanas estamos embarcando uma média de 150 toneladas de manga por semana. São países com um poder de consumo absurdo, e também têm a necessidade de novidades em termos de alimentação. Crescemos e aprendemos muito a trabalhar e produzir frutas de qualidade, e os asiáticos, que estão sempre atentos ao que acontece no mundo, viram o potencial do Brasil e não perderam a oportunidade”, comenta.
Em 2023, o mercado indiano movimentou aproximadamente US$ 4 bilhões na importação de frutas, com o Brasil representando apenas 0,3% de toda importação indiana no segmento. Das novas iniciativas de abertura de mercado de frutas brasileiras para a Índia se destacam as aberturas de Citros e Avocado, oportunidades ímpares para as empresas exportadoras brasileiras — tendo a importação de citros da Índia movimentado aproximadamente U$ 91 milhões, e o mercado de avocados aproximadamente U$ 10 milhões em 2023, segundo dados do Ministério do Comércio Exterior Indiano.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), está empenhada em promover o crescimento dos exportadores brasileiros. Este projeto visa expandir seus negócios, abrir novos mercados, destacar as qualidades das frutas brasileiras e incentivar o consumo de frutas saborosas e de alta qualidade.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.