Mexerica ou Ponkan? Conheça mais sobre os tipos de tangerina!
A mexerica, conhecida também como ponkan, bergamota, mimosa, mandarina, dependendo do estado do Brasil, é uma fruta da família das tangerinas, sendo rica em vitamina C, vitamina A e antioxidantes. Por isso, ajudam a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes, câncer, anemia ou infarto.
A mexerica e a ponkan são dois tipos de tangerinas diferentes que vêm de plantas distintas. A primeira é extraída da planta citrus deliciosa, que dá frutos levemente menores e mais ácidos. Já a ponkan tem um sabor mais doce, casca mais grossa e é mais comum e extraída da planta Citrus reticulata (de onde vem a maioria das tangerinas). Já a segunda, apesar de sua espécie ser nativa da Ásia, adaptou-se muito bem ao clima do Brasil e, principalmente, à geografia do Vale do Ribeira, região entre os Estados do Paraná e São Paulo.
De acordo com Antônio Carlos Simonetti, presidente da Associação Brasileira de Citrus de Mesa, a produção de tangerina atinge cerca de 50 à 60 toneladas por hectares, na região de Campanha, no sul de Minas Gerais. Antônio destaca também, a importância de procurar uma área de plantação sem a presença de greening, doença que ataca todos os tipos de citros e sem cura para as plantas doentes.
O Brasil é o terceiro maior produtor de tangerina em âmbito mundial. Outros grandes produtores são a Turquia, o Egito, o Marrocos, o Japão, o Irã, a Itália, a Coréia, os EUA, o Paquistão, o México e a Argentina, segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2016.
No Brasil, São Paulo é o maior estado produtor, seguido por Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. E os números são ótimos: o país produz todos os anos cerca de 20 milhões de toneladas de laranja, limão e tangerina, segundo informações do. Representando cerca de 25% do total global, e com isso, somos o maior produtor de frutas cítricas do mundo.