Mamão
O poder medicinal do mamão é gigantesco e várias partes do mamoeiro são usadas para em suas respectivas propriedades terapêuticas.
O látex do mamão, coletado principalmente em frutos verdes, possui uma enzima chamada proteolítica usada na redução de dores causadas por inflamações, dores por lesões esportivas, dores no pescoço, osteoartrite e neuralgia causada por Herpes zoster.
Na indústria farmacêutica, as enzimas chamadas tripsina e quimotripsina são associadas a um curativo (esparadrapo + gaze) como um acelerador da cicatrização, muito utilizado em tratamentos de úlceras de decúbito (ou escaras de decúbito).
A papaína do mamão faz parte de diversos preparados farmacêuticos. Usa-se em cirurgia ortopédica para dissolver o núcleo do disco intervertebral, no caso de hérnia de disco.
A papaína também é usada na indústria de cerveja para evitar que a cor seja alterada a baixas temperaturas. Também é utilizada no amolecimento de seda e lã. Na culinária é utilizada como amaciante de carnes.
Existem estudos indicando que um alcaloide presente no mamão denominado “carapina” pode ser usado como um depressor cardíaco (antiarrítmico), amebicida (matador de amebas) e diurético.
Consumir mamão brasileiro é se prevenir contra várias doenças e manter a qualidade de vida.