Frutas do Brasil participa da Fruittrade 2024 no Chile
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) por meio do projeto setorial Frutas do Brasil, foi convidada pela Embaixada do Brasil no Chile para marcar presença na Fruittrade 2024, uma das maiores feiras internacionais de frutas frescas, que acontecerá em Santiago, entre os dias 22 e 23 de outubro de 2024.
Este evento é um ponto de encontro essencial para produtores e exportadores brasileiros que buscam consolidar e expandir sua presença no mercado chileno e na América Latina. Abrafrutas estará à frente da delegação brasileira, composta por 8 empresas exportadoras de frutas
A Feira Fruittrade deste ano contará com 141 estandes internos e 14 estandes externos, onde empresas do setor agrícola exibirão uma ampla gama de produtos e serviços, incluindo equipamentos de irrigação, maquinário, logística, seguros, serviços bancários para agricultura, fitossanitários e mais. Este ambiente, segundo os organizadores, é ideal para que os participantes conheçam soluções inovadoras e fechem parcerias estratégicas.
Na Convenção Fruittrade, a indústria de frutas e vegetais terá acesso a discussões sobre as tecnologias mais relevantes e temas estratégicos relacionados à produção, comercialização, distribuição e exportação, com foco nas frutas chilenas, mas em um cenário global que afeta toda a cadeia de valor.
Um dos destaques do evento será a Rodada Internacional de Negócios, destinada aos produtores e exportadores que desejam iniciar ou expandir suas atividades de exportação.
Paralelamente a feira, a Embaixada do Brasil no Chile está organizando eventos exclusivos para a delegação brasileira, incluindo rodadas de negócios e encontros institucionais com autoridades chilenas, com o objetivo de fortalecer laços diplomáticos e ampliar o acesso das frutas brasileiras ao mercado chileno.
De acordo com o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, nos últimos meses, algumas frutas do Brasil tiveram acesso ao mercado chileno liberado, como mamão e limão e outras estão em fase final de abertura, como o avocado, tornando essa missão ainda mais relevante.
“Nossa participação na Fruittrade 2024, somada às rodadas de negócios organizadas pela Embaixada do Brasil no Chile, é uma oportunidade valiosa para fortalecer ainda mais a presença das frutas brasileiras no mercado chileno e em toda a América Latina. Estamos celebrando novas aberturas de mercado e essa é uma chance única para mostrar ao mundo a qualidade e diversidade da fruticultura brasileira”, afirmou o diretor.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.