Dia Mundial da Abelha: saiba mais sobre a importância da apicultura para o sucesso da fruticultura brasileira
No dia 20 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Abelha, data escolhida, em 2017, pela Assembleia Geral da ONU para incentivar a educação e ações públicas para maior consciência sobre estes polinizadores. De acordo com as Nações Unidas, hoje existem entre 25 e 30 mil variedades destes insetos na natureza. Dados da Embrapa apontam que, no Brasil, mais de 1.500 espécies nativas já foram identificadas.
Tanto a apicultura quanto a fruticultura são atividades economicamente importantes, e estreitamente ligadas. A estimativa da ONU é de que 90% das plantas com flor dependam de alguma forma da polinização animal, impactando em cerca de 35% da agricultura mundial. Muitos dos participantes envolvidos no projeto Frutas do Brasil — programa de internacionalização da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — já trabalham em conjunto com a apicultura para aumentar sua produção frutífera.
A polinização das flores das frutíferas garante a produção de frutos de alta qualidade e em quantidade suficiente para abastecer o mercado interno e externo – para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, de acordo com dados do IBGE, a produção de frutas no Brasil cresceu cerca de 3% em 2020, atingindo mais de 48 milhões de toneladas.
Sem as abelhas, muitas culturas frutíferas teriam uma redução significativa na produção, impactando diretamente a economia do país. E além de contribuir para a produção de frutas, a apicultura é uma atividade sustentável que ajuda a preservar o meio ambiente. As abelhas são importantes para a manutenção da biodiversidade, pois ajudam a polinizar plantas nativas e a garantir a produção de sementes, frutos e flores, fundamentais para a manutenção da cadeia alimentar dos ecossistemas.
Há até mesmo casos em que a apicultura é atividade fundamental para a produção de frutas, como no caso da Agrícola Famosa. O produtor Luiz Roberto Barcelos, sócio-fundador da empresa, destacou a importância das abelhas na produção do seu melão. A polinização somente ocorre pela ação do inseto que, visitando inúmeras flores, leva consigo os grãos de pólen.
Manejo
Segundo Barcelos, é fundamental que todos os produtores se dediquem a um manejo especial e coloquem pelo menos quatro caixas ou cinco colmeias de abelhas por hectare no período de floração.
Para garantir que as abelhas tenham uma condição favorável para a polinização na safra do melão, a Agrícola Famosa leva os insetos a uma área exclusiva para alimentação das mesmas com o próprio mel, armazenado nos períodos de abundância para garantir um suprimento nos períodos de seca, quando a produção naturalmente diminui pela escassez de flores de espécies cultivadas e silvestres.
Dessa forma, é possível manter uma regularidade na produção da fruta e garantir a produtividade que mantém o Brasil competitivo neste setor.
Barcelos ressaltou, ainda, que a presença das abelhas no processo produtivo tem um impacto que vai além da produção de melões: desenvolve consciência preservacionista nos colaboradores, aumentando o comprometimento dos mesmos com as práticas de respeito ao meio ambiente, fator crítico para garantia da sustentabilidade necessária e exigida pela sociedade.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.