Citrolima e Pacheco: case de sucesso em produção de frutas cítricas
A história de uma das principais produtoras de frutas críticas do Brasil começou em 2011 no distrito de Nova Cardoso, Itajobi, interior de São Paulo, que é também conhecida como Capital Mundial do Limão. Na ocasião, três amigos que buscavam o melhor para suas famílias decidiram transformar seus sonhos em realidade através do empreendedorismo.
A empresa é participante do projeto Frutas do Brasil — programa de internacionalização promovido pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Com determinação, o trio de fundadores da Citrolima e Pacheco iniciou o empreendimento com uma equipe reduzida e um modesto packing house alugado. Apesar das adversidades, a dedicação e força de vontade para fornecer qualidade e comprometimento aos clientes levou a empresa a um crescimento exponencial em poucos anos de atuação.
A partir de janeiro de 2015 a empresa iniciou a construção de seu próprio packing house, que passou por várias ampliações ao longo do tempo e, hoje, atua na comercialização de frutas, sendo o limão o seu principal produto, para todo o Brasil e exterior.
Os anos se passaram e a missão continua a mesma desde o primeiro dia: o compromisso inabalável de entregar a melhor fruta aos seus clientes. Desta forma, a demanda tem crescido constantemente, caminhando lado a lado com o sucesso da empresa. Hoje a empresa conta com quase 100 mil pés e mais de 300 hectares.
Para garantir a qualidade em todas as etapas do processo de produção de frutas, a empresa conta com a expertise e o profissionalismo de uma equipe dedicada, com mais de 150 funcionários diretos, que trabalham desde o plantio até a logística.
Mais do que sucesso em seu trabalho, a Citrolima e Pacheco acredita que o seu envolvimento em causas sociais, e seu apoio ao progresso da comunidade, são fundamentais para além das estruturas e capacidade de processamento, onde expandem suas atividades em outras áreas para contribuir com o progresso da cidade de Nova Cardoso.
Também neste sentido, a Citrolima e Pacheco é engajada em iniciativas de sustentabilidade e ESG, incluindo em seu planejamento ações de gestão eficiente de recursos hídricos (irrigação), uso de energias renováveis (energia solar), substituição de máquinas a diesel por máquinas elétricas, parcerias com comunidades locais, preservação de áreas de vegetação nativa e logística reversa de resíduos e embalagens. “O importante e persistente trabalho da Citrolima e Pacheco contribui com a imagem de excelência do Brasil como país produtor e exportador mundial de frutas”, comenta Jorge de Souza, gerente de projetos internacionais da Abrafrutas.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.