Delegação brasileira participa da The Global Produce and Floral Show, em Orlando
Entre os dias 27 a 29 de outubro, uma delegação com cerca de 15 empresas brasileiras desembarca na cidade norte-americana de Orlando. Os exportadores vão para os Estados Unidos participar da feira The Global Produce and Floral Show, uma iniciativa da International Fresh Produce Association (IFPA), a principal feira do setor produtivo de frutas, verduras e legumes no país.
A delegação brasileira, até o momento, está composta pelas seguintes empresas: Itacitrus, Cutrale, Tsuge Avocados, Kuará, Jaguacy, Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA), COANA, UGBP, Itaueira, Agrodan, Agrobras, Red Lychee, Nortefrut e Ibacem. A participação do Brasil no evento conta com o apoio do Frutas do Brasil, o projeto de internacionalização deste setor — realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Além de conferir os inúmeros seminários durante a feira, a delegação estará presente nas visitas técnicas ao varejo, áreas de produção de frutas e empresas fornecedoras de tecnologia de produção. O objetivo é promover as frutas brasileiras na feira de negócios que ocorre paralelamente às outras atividades.
Um mercado de oportunidades
Hoje, os EUA são o terceiro mais importante destino das exportações de frutas e derivados do Brasil. Em 2021, representou 13,6% do faturamento total do setor, contribuindo com 136 milhões de dólares em exportações. Esse valor foi atingido com a exportação de 98 mil toneladas de frutas, como mangas, mamões, melões e uvas, além do açaí.
De acordo com o gerente de projetos da Abrafrutas, Jorge de Souza, existem iniciativas em andamento para a abertura do mercado norte-americano para os avocados produzidos no Brasil, com expectativa de início das exportações em 2023, e de limão para os próximos anos.
“Os Estados Unidos são grandes produtores e exportadores de frutas, contudo, em função do rigoroso inverno, importam muito durante esse período, tornando-se um mercado bastante atrativo para a fruticultura brasileira”, afirma Souza.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas, em parceria com a ApexBrasil, desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Iniciado em 2014, o projeto Frutas do Brasil tem o objetivo de mostrar que o Brasil é provedor de frutas de qualidade e produzidas de forma sustentável.